Idosos

imageNem sempre a idade cronológica está compatível com a idade física, tanto para mais como para menos. O que devemos nos atentar são para as necessidades, as limitações físicas que a idade nos traz.

Um bebe é esperado, o ambiente é preparado, a banheira própria, o trocador, as pomadas para assaduras, as roupas que não ofereçam perigo com cordões, botões, e assim por diante. E são os pais, os futuros idosos que fazem isso. Na velhice, nem sempre a família original ainda existe, e pior que isso, nem sempre os filhos( aqueles bebês) tem a compreensão de que chegou a hora deles cuidarem dos  seus pais idosos, com o mesmo cuidado com que foram tratados.

O idoso tem limitações de mobilidade, visuais, auditivos, e  essas limitações demoram a ser assimiladas. Geralmente, só é percebido após algum evento ou situação que acontece e nos faz constatar: Minha mãe está velha! Ou, meu pai está confuso! Voltando ao início do meu post, lembro que o clima onde o bebê chega é de expectativa, alegria, Felicidade. Já a velhice chega num clima de preocupação, de desconhecimento, de falta de paciência, não é um clima leve. Dá inclusive muitas brigas entre irmãos.

Será que estou exagerando? Talvez… Mas a conclusão a que quero chegar é que com amor, tudo fica mais fácil. O amor filial, o amor dos idosos pela sua família tornará os anos vindouros satisfatórios para todos os envolvidos: o idoso e seus familiares, e na falta desses, o idoso e seus cuidadores, pois como na primeira infância,  não há como um idoso não ser cuidado. O Estatuto do Idoso e outras legislações tratam desse assunto e prometo me informar sobre os direitos dos idosos para continuarmos essa troca de ideias!

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por blogdadivinablog

Me autodenominei Divina, Perfeita e Maravilhosa. Não é por vaidade e sim porque acredito que foi assim que Deus nos criou: à sua imagem e semelhança. Mesmo que humanamente isso pareça impossível, ao expressar minha crença me sinto bem. Busco o melhor sempre. Tenho fases, sou de Libra e isso ajuda a explicar minhas qualidades e meus defeitos. Amo a vida, minha família, meus amigos. Estudei bastante, sempre gostei de ler, li romances, documentários, biografias...mas minha maior bagagem é de vida, pois sou intensa. Amo muito, preocupo-me muito, erro muito, e procuro muito acertar! Vou dividir com vcs um pouco da minha experiência de vida, neste espaço que considero meu "travesseiro virtual" e o convido a compartilhá-lo comigo. Venha?! Criei este blog em agosto de 2010 na plataforma blogspot. Posteriormente o trouxe para o WordPress . Agora em 2021 estou agregando-o ao meu site asdivinas.com.br

2 comentários em “Idosos

Deixe um comentário